Kenobi
Obi-Wan Kenobi

Então tá.. vamos pensar um pouco então.. eu preciso de uma lampada comprida.. nossas opções são neon e fluorescente. As de neon são aquelas coloridas usadas debaixo de vários carros.. mas o preço era muito salgado então a idéia foi descartada na hora e ficamos com a fluorescente. A lâmpada [ops.. espada [ops.. sabre de luz] ] precisa ser resistente e colorida. Após ir em algumas lojas encontramos a lâmpada perfeita: azul e com 60cm.

Fluorescente
Lâmpada Fluorescente Azul

Acontece que a lâmpada pode quebrar muito fácil, então para protejer ela pensei em usar um tubo de acrílico (que poderia ser colorido caso não encontrassemos uma fluorescente colorida), mas não encontrei em canto nenhum o tubo. Então eu pensei.. tô ferrado.. até que de repente.. e não mais que de repente.. o rapaz da loja sugere colocar a lâmpada dentro de uma mangueira. A idéia foi ótima.. até eu descobrir que a lâmpada tinha uma polegada e a maior mangueira transparente que se acha aqui tem uma polegada.. Então eu pensei novamente.. merda! Mas tudo bem.. vou levar a mangueira e tento colocar na água quente e ver se funciona.

Mangueira Transparente
Mangueira Transparente

Até aí tudo bem.. agora como fazer a lâmpada acender? Nessas horas vale ressaltar que quando os vendedores te dizem que não tem como acender uma lâmpada com pilhas ou baterias, na verdade eles podem apenas querer dizer que não sabem, mas não querem admitir. Pronto, procurando um pouco mais encontramos um conversor que faz uma lâmpada de 20w ser acessa por 12volts e sem precisar de starter, que as lâmpadas convencionais de cozinha precisam.

Conversor 1
Inversor para Lâmpada Fluorescente

Legal.. está tudo indo bem.. pelo menos por enquanto. Como faço pra arranjar 12 volts? Uma pilha normal AA tem 1,5v então tudo que eu preciso são 8 pilhas. Então eu penso.. hum, acho que isso vai sair meio caro (8 pilhas de teste + 8 pilhas pro dia da festa).. que tal eu usar então 8 pilhas recarregáveis.. maravilha.. até que eu descubro que pilhas recarregáveis tem 1,2v então eu preciso usar 10 pilhas e não 8, mas tudo bem já que eu tinha isso tudo aqui em casa mesmo :-). E agora? Como diabos eu faço pra juntar 10 pilhas na lâmpada? Pra lâmpada existe um conector pequeno que passa os dois pininhos de metal da lâmpada para dois fios.

Conector
Conector para lâmpada fluorescente

Para as pilhas deve existir alguma caixinha que eu consiga encaixar as pilhas e saiam fiozinhos.. e aqui vai uma dica para os mais desavisados como eu.. essas caixinhas (alguém sabe o nome disso?) não se vendem em lojas de material de construção e nem em elétricas.. apenas em eletrônicas.. acreditem, saber isso pode economizar muito o tempo de vcs.

Pilha
Caixinha para pilhas

Perfeito.. tenho pilhas, um conversor e uma lâmpada.. será que isso realmente funciona ou é só loucura da minha cabeça? Bom.. olhe a figura abaixo e me diga o que vcs acham…

Conjunto
Tudo ligado e funcionando

Se possível sempre tenha a mão um multímetro que serve pra verificar se cada pedaço do conjunto está funcionando. Cabem 4 pilhas em cada caixinha, e em uma delas foi colocado um pedaço de fio pra juntar os dois lado já que só foram usadas 2 pilhas nele. Essa caixinha acabou sendo trocada por uma que servia para exatamente 2 pilhas. Reparem que entre si as caixinhas ligam fio preto no fio vermelho (circuito em série).

Muito bem.. a parte fácil já terminou.. agora eu quero ver vcs colocarem a lâmpada junto com os fios que ligam a parte de cima da lâmpada na mangueira. A mangueira foi colocada na água quente e ficou assim:

Dentro
Lâmpada protegida pela mangueira

Agora tenho que dar um jeito de colocar essas pilhas e o conversor na bainha da espada.. pra isso a primeira idéia que surgiu foi fazer a bainha com tubo de PVC. Acontece que o tubo pra caber o conversor tem que ser grande. Vamos usar então dois canos de largura diferentes.. um pro conversor e outro para as pilhas. Comprei então um metro de cada cano, afinal temos que fazer testes pra saber se vai dar certo.

Tubo PVC
Tubos de PVC de 50mm e 40mm

A lâmpada tem que ficar alguns centímetros para dentro do tubo pequeno e o tubo pequeno alguns centímetros dentro do tubo grande, para deixar o conjunto todo bem firme, sem ficar balançando. No final das contas foram usados 35cm do tubo de 40mm e 24cm do tubo de 50mm. A lâmpada ficou 13cm para dentro do tubo pequeno e o tubo pequeno 12cm para dentro do tubo grande.

Para prender a lâmpada no tubo pequeno foram usados muitos pedaços de espuma. Ao prender o tubo menor no maior, mesmo com espuma e borracha, ele ficava meio solto, então resolvemos colocar um parafuso a 2,5cm e outro a 10cm da base do tubo grande. Ambos parafusos atravessam os dois canos de um lado ao outro e um deles fica em 90 graus em relação ao outro, para dar mais firmeza. Além dos parafusos também foram colocados pedaços de borracha e espuma para firmar ainda mais.

Depois de atravessar os parafusos e prendê-los com uma porca, foi cortado o final do parafuso pq ele era muito comprido e poderia machucar alguém. Os tubos de PVC foram serrados com um serra de mão pequena e os furos foram feitos com um canivete.

Parafusos
Cano menor preso ao maior por parafusos

Para juntar os fios uns nos outros, seria necessário uní-los dois a dois e passar fita isolante em volta. Mas não seria nada prático se tivessemos que separá-los depois.. logo, encontramos esses plugs que caíram como uma luva pro nosso projeto.

Plugs
Plugs que se encaixam

Ei.. imagine a seguinte cena.. finalmente conseguimos fechar a bainha do sabre com tudo dentro.. e ele está aceso.. tudo que precisamos fazer agora é ir correndo até a festa antes que ele apague :-P. Realmente isso não seria nada prático… então, usamos um pino de liga/desliga que foi colocado logo abaixo de onde o tubo pequeno se encaixa no grande.

Liga_Desliga
Pino liga/desliga

Para tapar a parte de baixo do tubo grande.. e evitar que as pilhas caíssem.. e os fios aparecessem.. foi usado um pedaço de borracha grossa que foi cortada para encaixar na base do tubo. Um pedaço de metal foi colocado como enfeite.

Fundo espada
Base do Sabre de Luz

Quando faltavam 2 horas para a festa começar a espada estava pronta e os tubos de PVC foram pintados de azul com tinta acrílica e ficaram secando enquanto a gente de aprontava para a festa.

Duas espadas
Sabre de luz aceso ao lado do apagado

O mais importante da roupa de Jedi era a capa marron, então entreguei a imagem abaixo para uma costureira dois dias antes da festa. Da próxima vez eu faço isso com mais antecedência :P

Roupa
Modelo para costurar a capa marron

O que faria de diferente.. apesar de não gastar por estar usando pilhas recarregáveis, da próxima vez eu usaria duas baterias de 9volts no lugar de 10 pilhas e colocaria na parte de baixo da espada. Assim, a bainha ficaria menor e seria mais fácil trocar com as baterias. Só teria que testar pra saber se o conversor aceita receber 18volts no lugar de 12volts.

Já estou viajando nas idéias de como será o próximo sabre de luz.. e com certeza vai ser daqueles com uma lâmina de cada lado.. mas pra que começar isso logo se eu posso deixar pro dia antes da festa? :-P
Espero que esse passo a passo possa ser útil para ajudar todos aqueles que tiveram as mesmas dúvidas que eu e não tinham onde se basear. A propósito.. essa espada não teria saído sem a ajuda do Pluck e da Rainha Amidala com várias idéias quando eu estava me descabelando. :-)

Sabre
Foto Final

PS: Se a lâmpada fluorescente quebrar ela solta mercurio que é tóxico, então só façam ela se forem tomar muito cuidado no manuseio.