domingo, 18 de janeiro de 2009

Como construir uma estante com porta secreta

Você tem uma porta para um depósito, ou uma sala secreta? Existe maneira mais clássica de esconder a passagem do que construir uma estante de livros que durante o dia guarda seus livros e objetos, mas fornece uma passagem para seu esconderijo a noite? Aqui vamos lhe apresentar como construir uma estante que esconde a porta, que, com habilidades de carpintaria e solda, você pode fazer do seu jeito.

Passos

  1. Calcule as dimensões. Veja o quão grande e onde a estante deve girar para se mover entre a parede e as prateleiras ao lado com o mínimo de folga. Faça um desenho em escala das prateleiras, e corte o pedaço correspondente a passagem secreta. Com um alfinete, tente diversas maneiras de mover a porta, vendo as medidas.
  2. Constua um quadro de aço. Não coloque as dobradiças diretamente nas prateleiras. Um quadro de aço vai se mover mais firmemente e aguentar os 450kg dos livros sem problema.
    • Calcule o tamanho do quadro permitindo um espaço mínimo entre o chão e o teto. Ajuste a largura para cobrir a porta de acesso bem centralizado.
    • Use pinos de 3/4 de polegadas como pivôs. Solde um pedaço de chapa de aço nos pivôs, e solde os pinos na chapa para mais resistência. Corte os pinos com mais ou menos 5cm de comprimento. O quadro de aço deve virar sobre dois pontos, superior e inferior, montados no teto e no chão. Você vai precisar portanto de dois pivôs soldados no quadro.
  3. Instale o Quadro de aço.
    • Âncora de Teto
      Âncora de Teto
      Coloque a âncora do teto de modo a caber um rolamento de 3/4 montado em uma caixa de 2.2.
    • âncora do piso
      âncora do piso
      Construa a âncora do piso do mesmo modo. Pode ser bem menor que a âncora do teto, pois vai estar parafusada no concreto.
    • Coloque a âncora de teto, piso e o quadro. Prenda a âncora superior com folga, deixando que gire, encaixe o quadro e a âncora de piso no pino, e deslize tudo para o lugar. Use um nível para ver se os lados do quadro estão verticais.
    • Quando estiver bom, prenda os pinos dos dois lados. Nos pontos dos pivôs, prenda uma pequena peça de tubo de nylon e prenda no pino exposto. Isto vai impedir que o rolamento escorregue e saia do lugar.
    • Teste o movimento do quadro com duas pessoas em pé dentro dele.
  4. Adicione as madeiras.
    • Coloque um descanso de madeira. Este descanso vai servir para duas coisas: impedir que a porta gire mais do que deve para ficar na horizontal, e segurar a porta para que não abra sozinha. A porta pode ser presa no lugar com um imã.

Dicas

  • Estas instruções são para pessoas com experiência em solda e carpintaria. As medidas exatas vão depender do seu vão e do tamanho da porta que deseja ocultar.
  • Este projeto pode ser feito com menos de 350 dólares, mais a mão de obra, que é gratuita se você estiver fazendo por conta própria.

Avisos

  • Não tente fazer este projeto se você for um carpinteiro ou soldador amador.
  • Use equipamentos de segurança quando for mexer com ferramentas afiadas e equipamento de solda.


Sem comentários: