segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Como fazer uma bússola utlizando o sol

Mesmo sem uma bússola ou um relógio, podes conseguir determinar de forma aproximada as diversas direcções,guiando-te apenas pelos movimentos do sol.Precisas de algum tempo para aprender a fazer isto bem.

Vais precisar:
Um pau direito e comprido, duas pedras de tamanho médio, um espaço plano, um pedaço de cordel e um galho.

1.Espeta o pau no chão e assinala com uma pedra a ponta da sombra do pau durante a manhã.

2.Desenha uma linha semicircular á volta do pau (usa um pedaço de cordel atado ao pau, com a outra ponta atada ao galho que usarás para riscar o chão).A linha deve ficar a uma distância idêntica á que separa a pedra do pau.

3.A sombra do pau ficará mais curta á medida que se aproximam as 12 horas, e mais comprida á medida que a tarde avança.Espera até que a sombra volte a tocar no limite do semicírculo e assinala o ponto com a segunda pedra.

4.À medida que o sol se movimenta no céu de este para oeste, a sombra do pau mover-se-á no sentido contrário, de oeste para este.A recta entre a tua pedra da manhã e a tuapedra da tarde marca uma linha de oeste para este, pelo que, se desenhares outra linha perpendicular a esta, conseguirás também determinar o norte e o sul.(Lembra-te que o norte e o sul estão ao contrário no hemisfério sul.)