terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Como fazer um nó corrediço

Este nó corrediço é ideal para atar algo por pouco tempo:por exemplo, uma cama de rede onde irás dormir uma sesta.È seguro, mas se puxares a ponta que fica solta podes desatá-lo num istante.

1.Dobra a ponta de uma corda para formar uma volta e passa-a em redor de uma estaca ou de uma árvore.

2.Faz uma volta na ponta mais comprida e passa-a pelo meio da ponta dobrada.

3.Faz outra volta na ponta mais curta da corda.

4.Passa-a pelo meio da primeira volta.Puxa a ponta mais comprida da corda para prender o nó.

5.Para desatar o nó, puxa a ponta mais curta.

Como construir um abrigo

Este abrigo simples pode ser construído em poucas horas.Nele poderás manter-te quente e seco e dormir uma boa noite de sono, vital para preservares as tuas forças e manteres uma atitude positiva.Eis como construí-lo:

1.Procura dois paus fortes e direitos, ambos com uma bifurcação numa das extremidades.Devem ter o mesmo comprimento(cerca de 1,2m).Afia as pontas não bifurcadas e espeta-as com firmeza na terra, a 2m de distância e a uma profundidade de cerca de 40 cm.Se um pau for mais comprido do que o outro,enterra-o um pouco mais para nivelar a altura.

2.Procura um outro pau comprido e direito com cerca de 2m de comprimento e assenta-o sobre as bifurcações dos outros paus.Esta será a tua «viga mestra».Ata-o aos outros paus com corda ou cordel.

3.Se tiveres uma lona ao chão com paus, ou coloca ao longo da base das paredes algumas pedras pesadas para que fique segura.

Um abrigo alternativo

Se não dispões de uma lona, podes construir um abrigo com duas paredes feitas de ramos e varas.

1.Procura uma vara comprida (cerca de uma vez e meia maior do que a pessoa mais alta que vier a usar o abrigo).

2.Coloca uma das extremidades da vara sobre o ramo da árvore.Coloca depois varas mais pequenas de cada um dos lados da vara principal, para construir uma estrutura inclinada em forma de telhado.De seguida, entrelaça alguns ramos finos e flexíveis nas varas pequenas, de modo a criares uma estrutura em rede.

3.Cobre esta estrutura com vários materiais-folhas secas, musgo e erva- e coloca sobre estes materiais alguns ramos leves, para evitares que o teu material isolador seja levado pelo vento.

Como fazer uma canoa escavada

Um belo dia, tropeças numa árvore enorme tombada.Porque não sugerires á tua família que, unindo esforços, a transformarem numa canoa escavada,retirando o miolo de madeira do tronco?
Podes assim demonstrar os teus impressionantes conhecimentos de técnicas de sobrevivência e testar a tua capacidade de atribuir a várias pessoas uma tarefa.Ganharás imensa credibilidade.

Mãos á obra!

1.Corta os ramos da árvore tombada.Atribui esta função a um membro da família grande, forte e adulto.Depois, pede-lhe que serre o ronco com o comprimento que a canoa terá.

2.A seguir, escolhe alguém para retirar toda a casca do tronco.

3.Quando o tronco estiver liso, observa bem a sua forma e decide qual o melhor lado para fazer a ponta ligeiramente bicuda da canoa, ou seja, a «proa».Antes de virares o tronco ao contrário para começares a escavar a madeira, precisas de alguém que dê forma á proa.Deve formar um bico suave, que abra caminho pela água quando estiveres a remar.

4.Depois, põe todos os teus familiares a trabalhar em conjunto para, cuidadosamente, virarem o tronco ao contrário.Deves prendê-lo com calços, para impedir que role.

5.Antes de começares a escavar o interior da canoa, define os limites laterais,sulcando umas marcas de madeira.Assim, a tua brigada só irá escavar a madeira que estiver dentro dessas marcas.Se toda a gente trabalhar regularmente durante alguns dias, o interior da canoa começará a tomar forma.

6.Junta a madeira que foi retirada e coloca-a num sítio apropriado, para poder ser utilizada como lenha.

7.À medida que a madeira vai sendo escavada, as superfíceis interiores devem ser cuidadosamente trabalhadas e alisadas, para que os lados tenham a mesma espessura a todaa a volta.

Acabamentos
Quando o trabalho no interior terminar, virem a canoa ao contrário e acabem de dar forma ao exterior,desbastando algumas lombas para diminuir o peso da canoa.Usem lixa para polir a superfície lisa, para que possa deslizar sobre a água.

A última tarefa é impermeabilizar a canoa por dentro e por fora.
Alguns construtores de canoas utlizam resina fervida, que depois espalham pela madeira.Contudo, existem óleos e vernizes próprios para barcos que farão o mesmo efeito e que são muito mais fáceis de usar.Impermeabiliza toda a canoa.

O teu pai ficará em pulgas para experimentar a canoa nalgum local, assim que a última camada de impermeabilizante foi aplicada, mas depende de ti convencê-lo a esperar até que a canoa esteja completamente seca dentro e por fora.

Não deixes alguém entusiasmar-se demasiado na primeira saída e planear uma viagem para longe.Organiza uma viagem curta em águas calmas.Com canoas escavadas deve-se remar suavemente.