terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Como fazer uma canoa escavada

Um belo dia, tropeças numa árvore enorme tombada.Porque não sugerires á tua família que, unindo esforços, a transformarem numa canoa escavada,retirando o miolo de madeira do tronco?
Podes assim demonstrar os teus impressionantes conhecimentos de técnicas de sobrevivência e testar a tua capacidade de atribuir a várias pessoas uma tarefa.Ganharás imensa credibilidade.

Mãos á obra!

1.Corta os ramos da árvore tombada.Atribui esta função a um membro da família grande, forte e adulto.Depois, pede-lhe que serre o ronco com o comprimento que a canoa terá.

2.A seguir, escolhe alguém para retirar toda a casca do tronco.

3.Quando o tronco estiver liso, observa bem a sua forma e decide qual o melhor lado para fazer a ponta ligeiramente bicuda da canoa, ou seja, a «proa».Antes de virares o tronco ao contrário para começares a escavar a madeira, precisas de alguém que dê forma á proa.Deve formar um bico suave, que abra caminho pela água quando estiveres a remar.

4.Depois, põe todos os teus familiares a trabalhar em conjunto para, cuidadosamente, virarem o tronco ao contrário.Deves prendê-lo com calços, para impedir que role.

5.Antes de começares a escavar o interior da canoa, define os limites laterais,sulcando umas marcas de madeira.Assim, a tua brigada só irá escavar a madeira que estiver dentro dessas marcas.Se toda a gente trabalhar regularmente durante alguns dias, o interior da canoa começará a tomar forma.

6.Junta a madeira que foi retirada e coloca-a num sítio apropriado, para poder ser utilizada como lenha.

7.À medida que a madeira vai sendo escavada, as superfíceis interiores devem ser cuidadosamente trabalhadas e alisadas, para que os lados tenham a mesma espessura a todaa a volta.

Acabamentos
Quando o trabalho no interior terminar, virem a canoa ao contrário e acabem de dar forma ao exterior,desbastando algumas lombas para diminuir o peso da canoa.Usem lixa para polir a superfície lisa, para que possa deslizar sobre a água.

A última tarefa é impermeabilizar a canoa por dentro e por fora.
Alguns construtores de canoas utlizam resina fervida, que depois espalham pela madeira.Contudo, existem óleos e vernizes próprios para barcos que farão o mesmo efeito e que são muito mais fáceis de usar.Impermeabiliza toda a canoa.

O teu pai ficará em pulgas para experimentar a canoa nalgum local, assim que a última camada de impermeabilizante foi aplicada, mas depende de ti convencê-lo a esperar até que a canoa esteja completamente seca dentro e por fora.

Não deixes alguém entusiasmar-se demasiado na primeira saída e planear uma viagem para longe.Organiza uma viagem curta em águas calmas.Com canoas escavadas deve-se remar suavemente.

Sem comentários: