domingo, 18 de janeiro de 2009

Como fazer um fogão de lata de aluminio


Faça o seu leve e portátil fogão de latas de alumínio. Este projeto não custa nada para construir, e vai cozinhar por até 15 minutos. Esta é uma versão simples do fogão de lata de alumínio - as outras versões podem ser mais complicadas, mas esta funciona, apesar de ser simples. Você vai fazer uma parte de cima e de baixo de latas diferentes, mas ambas as metades são encaixadas juntas para criar um pequeno e sólido fogãozinho. Os passos abaixo descrevem como criar as duas partes do fogão e como colocá-las juntas. O artigo também provê instruções sobre como acender o fogão.

Passos

  1. Latas de Bebidas
    Latas de Bebidas
    Junte os materiais necessários para este projeto.
  2. Trace o pontilhado na lata
    Trace o pontilhado na lata
    Faça a base do fogão. Para cortar a base, faça um tracejado ao redor de uma das latas, a mais ou menos 3,5cm do fundo. Se for difícil para você fazer o tracejado, você pode colocar um elástico ao redor, sem enrolar para deixá-lo plano. Siga o elástico ao desenhar o pontilhado. corte a lata cuidadosamente ao redor da linha, usando um dos cortadores sugeridos abaixo.
  3. Faça os furos do "queimador" na lata de cima:
    • Remova o abridor da outra lata, para que ela nao vire quando for ser cortada.
    • Vire-a de ponta-cabeça para que possa fazer os furos com ela ainda inteira.
    • Tracejado no lado (veja como o elástico é usado para marcação)
      Tracejado no lado (veja como o elástico é usado para marcação)
      Ao redor do fundo, faça cerca de 16 a 24 furos, igualmente espaçados (use uma régua ou os dedos para medir). Faça mais furos se o furador for pequeno, menos se for maior.
    • Faça os furos com um prego e um martelo
      Faça os furos com um prego e um martelo
      Take a push pin and pierce each hole. If this proves difficult to achieve with hand pressure, gently tap in with a small hammer. Hold the hammer close to its head and tap gently, while holding the push pin between your thumb and first finger, just under the pin’s head. Take care not to hit your fingers – the top of the push pin should be protecting them. Make the holes as small as possible. If the holes are too big, too much gas escapes and you will not get a good burn. This is the hardest part of the stove, getting a good hole sizing and pattern.
    • Faça furos de mesmo tamanho para ter um aquecimento uniforme.
  4. Faça o furo do dreno de combustível. Existem dois meios de fazer os furos:
    • Faça um furo do tamanho de um parafuso no meio do topo. Pegue um parafuso de metal curto e cabeçudo que vai servir como tampa. Tenha certeza de que ele fique firme, para evitar que o combustível saia pelo furo.
    • O segundo método é desenhar flor do mesmo tammanho dos furos feitos na lateral. Faça um furo no centro, e seis furos ao redor do furo central. Como estes furos são menores, o combustível vai pingar devagar em direção a base, e não derramar diretamente. Este método é mais fácil e não precisa de parafusos, mas é mais devagar que o primeiro para encher.
  5. Corte a lata de cima. Depois de ter feito os furos na lata, é hora de cortar o tampo. corte 2.5cm do fundo, do mesmo modo que você cortou a base antes.
  6. Faça fendas verticais - visíveis do fundo
    Faça fendas verticais - visíveis do fundo
    Corte pequenas fendas verticais. Uma vez que tiver cortado o tampo, você vai ter que fazer fendas para permitir o encaixe das duas metades do fogão. Corte as fendas com uma tesoura, com cuidado para nao cortar além da lateral da lata. Corte em quatro ou seis lugares (Você pode fazer mais cortes depois se ainda assim não estiverem encaixando).
  7. Coloque perlite na base
    Coloque perlite na base
    Preencha a base com algo que vá chupar o combustível, com perlite ou lã de vidro. Em emergências, você pode usar até mesmo areia. Perlite é uma rocha silícea que é encontrada em lojas de jardinagem. O preenchimento vai servir de pavio para segurar e distribuir o combustível gradualmente.
  8. Fogão montado - nesta foto não aparecem os furos de combustível
    Fogão montado - nesta foto não aparecem os furos de combustível
    Monte o fogão. Depois de ter colocado o enchimento, e as fendas, é hora de encaixar. Segure a base firme em uma mesa ou local liso. Pegue o topo e gentilmente empurre para dentro da base até que fique encaixado. Distribua a perlite ou a lã um pouco para facilitar o encaixe. Algumas pessoas recomendam fazer uma calço com o resto do aluminio. O topo vai ficar para dentro, pronto para receber o combustível.
  9. Prepare o fogão para uso. Tenha certeza de que o fogão está em uma superfície livre de inflamáveis. Escolha um local firme no chão, sem vegetação por perto, ou coloque o fogão em um prato refratário. Dependendo do de como os furos foram feitos, adicione o combustível (tome cuidado com os tipos de combustíveis usados, veja nas dicas abaixo):
    • Furo com tampa: remova a tampa (o parafuso). Derrame o combustível devagar, dando tempo para que ele entre no furo. Encha a base até mais ou menos 1/4 ou metade. Recoloque o parafuso, para evitar que derrame.
    • Furo em forma de flor - derrame o combustível pelos furinhos, até que a base esteja cheia de 1/4 até a metade. O combustível vai escorrer pelos furos, e não vai encher tão rápido quanto o primeiro.
  10. Prepare o fogão. Derrame uma colher de chá do combustível no meio do fogão, de modo a fazer uma pequena poça ali, e até derramar um pouco nos furos (vai queimar rápido).
  11. Acenda o combustível no topo, com um fósforo, isqueiro ou vela. O calor da queima do combustível vai aquecer o interior, fazendo com que o combustível no interior evapore e queime.
  12. Cozinhe. Coloque a panela sobre um suporte e cozinhe. Você pode fazer seu própriosuporte ou usar uma versão pronta. O combustível deve queimar por até 15 minutos, mas isto vai depender de diversos fatores, incluindo o clima, se você está ao ar livre, etc. Experimente para ver quanto tempo demora para queimar, para ver se é o suficiente para cozinhar.


Dicas

  • Combustíveis adequados são: Álcool desnaturado, anidro ou alcool 98 GL.
  • Se não tiver um suporte para cozinhar, voc~e pode fazer um suporte para segurar uma panela ou pote sobre o fogão. Pegue um cabide, ou algum arame que dobre com facilidade. Corte o cabide abaixo do gancho, endireite o resto, e use o arame para fazer a base. Existem diversas formas de fazer a base com arame; use a imaginação para encontrar a melhor, contando que segure o peso da panela.
  • O lado ruim de ter um suporte é que você precisa proteger o fogão do vento. Para fazer uma proteção, pegue uma lata de café, corte uns 5cm mais alto do que o fogão, use uma bridor de latas (daqueles que fazem furos triangulares) e faça vários furos ao redor da lata, proximo ao fundo). Guarde a tampa para transportar o fogão.
  • O fogão é realmente útil para mochileiros e viajantes, porque é leve e não ocupa muito espaço.
  • Corte fora qualquer rebarba depois de ter cortado as latas. isto vai impedir que se machuque ao manusear o fogão.
  • Se não tiver um martelo quando for fazer os furos, use uma pedra para bater o prego. Tome cuidado extra para não quebrar a pedra ou se machucar.
  • Se não tiver um prego, use uma agulha de custura ou um arame afiado.
  • Algumas pessoas recomendam fazer um segundo anel de furos ao redor da borda perto do topo para ter um melhor aquecimento.
  • Se o fogão não acender, vire um pouco, deixando um pouco do combustível derramar, e segure o fósforo até que acenda.
  • Você pode fazer um fogão ainda menor com latas de energético, com a vantagem de caberem dentro da caneca, um modo excelente de aquecer o chá ou o chocolate. Um fogão menor não segura tanto combustível, e portanto não serve para cozinhar.
  • Ao invés de fazer um, faça meia dúzia. Faça furos menores, faça furos de modo diferente. E ao acender, meça quanto tempo demora para ferver um copo de água, e quanto tempo cada quantidade de combustível demora para queimar. Você precisa experimentar se quiser eficiência!


Avisos

  • este fogão foi projetado para queimar somente álcool. Seria explosivo, tóxico e perigoso tentar com gasolina, gás ou querosene neste fogão. Álcool isopropílico não funciona também.
  • Peça ajuda de um adulto, ou familiar ao cortar as latas se você for uma criança ou não tiver confiança ao fazer os cortes. Tome cuidado para que a faca ou tesoura não escorregue no alumínio liso da lata.
  • As bordas das latas cortadas são afiadas. Tome cuidado ao manusear.
  • Se não tiver bastante furos o bastante largos em cima, o combustível não vai queimar apropriadamente.
  • Não mantenha as mãos próximas a chama quando estiver acendendo. Se o fogão ficar muito quente quando você estiver tentando acender, deixe que descanse até que esfrie.
  • Tome cuidado para não se queimar.
  • Tome cuidado ao fazer os furos.


Materiais Necessários

  • 2 latas de alumínio, de cerveja ou refrigerante. Elas não podem estar amassadas.
  • Prego.
  • Martelo
  • Faca afiada ou tesoura.
  • 1/4 de copo de perlite
  • Se estiver fazendo seu suporte: cabide de arame. (lixe qualquer tinta antes).
  • Álcool. Use álcool desnaturado para melhores resultados.
  • Algum recipiente que não derrame para carregar combustível extra. Lojas de camping têm garrafas que fecham bem e não pingam ao derramar. Marque a garrafa do combustível bem. Álcool desnaturado contém metanol, que pode causar cegueira ou morte. Não use uma garrafa que possa ser confundida com água.

Sem comentários: